terça-feira, 18 de outubro de 2011

Um alerta misturado com saudade...

No dia 28 de outubro completará dois meses que minha prima Fernanda se foi... e aconteceu tudo tão rápido... ela só tinha 30 anos...
No começo deste ano começou uma alergia no seio dela; realmente ela achou que fosse uma alergia, que virou uma feridinha que abria e cicatrizava, várias vezes. Ela fez uma mamografia no fim do ano passado que não mostrou nada. Em junho desse ano ela fez uma biópsia, que só saiu o resultado em julho; já era tarde, pois o câncer já estava em estágio muito avançado, em metástase. Como sofremos!!! Em agosto minha mãe conseguiu um encaminhamento pra ela se tratar no INCA, mas não deu tempo de começar o tratamento, pois o câncer se espalhou para vários órgãos.
Para mim é triste demais voltar a tocar neste assunto, mas quero alertar às pessoas sobre essa doença maldita que pouco é falada na mídia, pois só falam de câncer de mama, mas não falam dos tipos que existe. Pesquisando na internet encontrei no site Oncomédica uma matéria sobre o assunto e a transcrevi abaixo.
Que minha atitude possa ajudar outras pessoas e que DEUS nos proteja sempre de todo mal. Conto só com ELE!!!!

Câncer raro de mama pode ser confundido com alergia

A doença de Paget é um câncer de mama raro que difere apenas na sua apresentação. Ao contrário do tipo mais comum, que aparece em forma de nódulos, o problema se caraterizada por uma lesão na auréola, em volta do bico do seio.

A patologia é facilmente confundida com uma alergia, em função da semelhança dos sintomas: vermelhidão e coceira constante no local. A suspeita da doença se torna ainda maior se a coceira ou irritação acometer apenas um dos seios, e especialmente se não desaparecer em curto espaço de tempo com as medicações usadas habitualmente para as dermatites alérgicas. Especialistas alertam para a avaliação correta dos sintomas e a precisão do diagnóstico.

Inicialmente, a doença de Paget se localiza apenas na pele da região da auréola do seio. No estágio mais avançado, são freqüentes as feridas (parecidas com pequenas espinhas), que acometem não só a auréola, mas também o bico.

Dores e secreção, além de intenso desconforto, são outros sintomas regulares. Mais comum após a faixa etária entre 40 e 45 anos e após os 65, a patologia também pode evoluir para pequenas ulcerações (feridas que não cicatrizam).

O oncologista e ex-diretor médico do Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Bahia, Cléber Gomes, explica que a enfermidade se dissemina no tecido subcutâneo, embaixo da camada da pele.

O nome da doença de Paget se refere também a uma doença óssea metabólica, que não tem relação com a patologia da mama. O especialista afirma que são doenças distintas, que não devem ser confundidas. "A doença dos ossos é benigna e geralmente acomete os idosos. Não tem nenhuma ligação com o câncer de mama", assinala. Gomes informa que, como a doença de Paget é uma espécie de variação do câncer na mama, ela também é tratada através da remoção cirúrgica de todo o tumor.

O especialista assinala que somente a avaliação médica poderá indicar se existe a necessidade de realizar a biopsia. Geralmente, o procedimento, que é feito sob anestesia local, poderá confirmar o diagnóstico.

Além do exame, a mamografia também é realizada na fase mais avançada da doença, ajudando a detectar lesões na parte interna da mama, que nem sempre são descobertas no exame de apalpação. Gomes assinala que, embora costume ser proveniente do câncer de mama, a doença de Paget também pode apresentar o aspecto de uma erupção vermelha e como se fosse uma crosta na virilha ou em torno do ânus. O tumor também pode se originar nas glândulas sudoríparas próximas dessas regiões.

O auto-exame para a prevenção do câncer de mama pode também ajudar as mulheres a detectar esse tipo raro de tumor.
Fonte: Correio da Bahia
Edição: Clarissa Poty
01.09.2007

Sigo amando!!!

11 comentários:

  1. Oi Liliane!

    Realmente é muito dolorida a perda e saudade de um ente querido, e um alerta como este é muito importante para que outras pessoas tomem conhecimento desta doença. Eu mesma não sabia!

    Quero agradecer sua visita, desejar boa sorte, e que você consiga fazer muitos sapatinhos para o seu baby!

    Bjss
    Rose

    ResponderExcluir
  2. @ROSE
    Obrigada Rose!
    Sabe, o que me revolta é a mídia televisiva não falar nada sobre, nossa como me chateia isso...
    Mas obrigada por sua visita ao meu Blog... farei sapatinhos sim rsrsrs mas agora estou fazendo pirulitos de crochê pra dar na maternidade, depois posto as fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, Lili... Sinto muito pela sua prima... Muito importante a sua postagem, me serviu de alerta, nunca tinha ouvido falar neste tipo de manifestação do câncer.
    Questão realmente curiosa esta que você levantou sobre as mídias de massa não divulgarem nada a respeito. Ter a informação de que um caso aparente alergia pode ser câncer faz toda a diferença.
    Obrigada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @Daniela Aguiar
    É Dani, minha vontade é que mais pessoas fiquem sabendo disso, que mais pessoas leiam sobre o assunto...
    Lá no INCA tinha várias pessoas no mesmo estado físico que minha prima... muito triste...

    ResponderExcluir
  5. Oi Liliane...

    Fiquei impressionada com seu relato, se vc me permitir irei linkar seu post, na próxima postagem que eu fizer. Essas informações são necessárias na vida de TODAS mulheres.

    Já estou te seguindo, e estarei passando sempre por aqui para ver as novidades.

    Força minha querida! Receba meu forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. @Paula...(Cotidiano de uma Amig@)
    Olá Paula!
    Obrigada pela visita e pelos votos de força... em sido uma barra...
    Fique à vontade para linkar meu post, pois acredito que estaremos ajudando muitas mulheres.
    Um bj e estarei passando também em seu lindo Blog com frequencia.

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer o seu blog e especialmente nesse momento tão especial. Você realmente ganhou um presente, sua filha! Fiquei muito feliz de compartilhar esse momento que só está começando. Obrigado. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  8. Não consegui te seguir, mas estou adicionando o seu blog nos meus favoritos e depois que normalizar volto para adicionar. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sinto muito pela sua prima. Que tristeza. É muito triste mesmo.
    Que Deus a bençoe sempre!


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  10. @Folha em Branco
    Obrigada pela visita ao Blog Eliane!!!
    Adorei seu blog e quero estar sempre visitando...
    Um bj querida!!!

    ResponderExcluir
  11. Liliane, bom post que vc fez, é um alerta......bjks......Gil

    ResponderExcluir