segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Amor pela educação

"A EDUCAÇÃO é a arma mais poderosa para mudar o mundo"
(Nelson Mandela).

Certamente sem a educação atuando firmemente em nossa sociedade pouco ou quase nada se mudará.
Não é fácil falar de educação séria com uma sociedade que só está ligada no consumismo. Ninguém nunca falou que seria fácil educar pra vida, mas é possível. A família como base da educação é essencial, pois não adianta nós, educadores, fazermos nossa parte com relação à educação para a formação do cidadão se em casa a criança ou jovem não tiver o apoio e incentivo da família em cada etapa de suas vidas. 

"Educar é um ato de amor, e para educar crianças é necessário, sobretudo, amá-las profundamente."
(Paulo freire)

Uma educação baseada no amor, no carinho é possível e necessária. Devemos em todo o tempo ver as crianças e jovens como seres dependentes de amor, mas também capazes de amar. E por que não aproveitarmos essa troca? Amar e ser amado pelo o que somos, como somos! Nossa, é valorizar o ser humano em toda sua plenitude!
Quando ensinamos também aprendemos, pois ensinar é uma via de mão dupla. E ensinar com amor é melhor ainda!
A realidade do noso país com respeito à educação é muto triste, pois falta investimentos do governo na escola física, falta investir no professor, na melhoria de seus salários e incentivando-os a continuar estudando... parece que o governo em geral acredita que será possível mudar a história de pobreza extrema e de violência do Brasil sem investir na educação.
Há muitos jovens nas ruas, crianças roubando, passando fome, drogando-se... infelizmente é a realidade nacional, mas com a união da família e da escola poderemos mudar esse triste quadro...
Assisti um vídeo no You Tube que fala sobre as  As 100 formas de mostrar as crianças que você se importa com elas. É um vídeo lindo e fala principalmente sobre o papel da família, mas que também pode e deve ser usado pelos educadores.

Agora que serei mãe tenho me preocupado ainda mais com a educação, e não apenas com a da minha filha, mas com a de todas as crianças e jovens. Posso dizer que a educarei, que ensinarei os valores a serem adotados para uma vida feliz, que mostrarei que é muito melhor ser do que ter, que não devemos julgar as pessoas pelo que vemos, que precisamos amar e ajudar a todos, independente de quem seja... será uma jornada longa, mas prazerosa e recompensadora.

Sigo amando! 



2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog.
    Realmente educar é um ato de amor.
    O educador deve ser como um pavio, de uma vela, que se consome servindo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. @Ant�nio Carlos Santos
    Olá Antonio!
    Agradeço sua visita ao meu Blog.
    Seja sempre bem vindo!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir