sábado, 15 de outubro de 2011

Amor à Profissão

A profissão de Professor não é vista com bons olhos pela maioria das pessoas. O que essas pessoas não sabem é que ser professor vai além de uma escolha profissional, pois é uma vocação, é algo bem mais forte do que uma simples decisão.
Com certeza a responsabilidade é grande, mas não chega aos pés da gratificante certeza de colaborar para a formação de seres humanos completos, pois o professor é o responsável por criar cidadãos críticos, pessoas capazes de lutar por seus direitos e cumprir seus deveres, pessoas capazes de viver com autonomia.

Nossa, é maravilhoso saber que temos nas mãos o poder de transformar vidas, de ajudar pessoas por completo. Esse poema do site Mensagens e Poemas mostra com sensibilidade o que é Ser Professor:

"Ser professor é professar a e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas  pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..."
Confesso que não tinha a pretensão de ser professora, mas fui escolhida pra isso... rsrsrs e tenho me esforçado para ser uma ótima profissional, não agindo mecanicamente, mas com meu coração, sendo sensível às necessidades dos alunos em tudo.  Estou feliz em poder participar ativamente da vida das pessoas, em poder marcar positivamente suas vidas, em estar ali, podendo ajudar no que precisarem, seja com uma explicação sobre determinado assunto, seja com uma abraço amigo num momento de dor. Quero sim estar ali, lado a lado com meus alunos, não apenas ensinando, mas também aprendendo com eles.
Tenho amor à profissão de professora!!!




Sigo amando!!!

2 comentários:

  1. Oi Liliane! Adorei sua visita, seja muito bem vinda no Estar Bem Melhor!
    Parabéns pela profissão linda, admiro muito, principalmente quando se tem essa visão poética e idealista que você tem! Se todos professores pensarem assim, teremos um país muito melhor!
    Quanto a sua prima eu sinto muito! Tenho certeza que o seu post poderá ajudar outras pessoas, quem sabe até salvar vidas, parabéns pela iniciativa!
    Beijos,
    Julia

    ResponderExcluir
  2. Querida Liliane... Estive passeando pelo seu cantinho e amei tudo que vi, especialmente pelo seu amor a educação, tenho uma irmã que ama ser professora como vc. Parabéns pela profissão linda e digna de louvores... Voltarei mais vez, viu?
    Seja muito bem vinda ao meu blog.
    Beijinhos
    http://jeitofelizdeser.blogspot.com/

    ResponderExcluir